RESMAP – Revisão de Segurança e Meio Ambiente de Projetos
Uma metodologia para antecipar riscos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente em todas as fases de projetos
Publico-alvo: Lideranças (da supervisão à alta direção) e demais profissionais de SSMA
Apresentação do curso
O curso é inteiramente sobre a prevenção antecipada de acidentes por meio da Revisão Preventiva de riscos de projetos. A gestão de riscos à Segurança e Meio Ambiente (SMA) em projetos de engenharia, passou por uma transformação paradigmática irreversível nas últimas décadas. O que outrora era visto como uma etapa de adequação reativa, alocada nas fases finais de implantação ou no início do comissionamento, hoje é reconhecido, de forma unânime, como o pilar central da governança corporativa e da viabilidade financeira de qualquer empreendimento de capital. A revisão abordada nesse curso tem propósitos obrigatórios para a integridade do projeto, como:
- A prevenção na fonte, mitigando desvios operacionais na fase conceitual antes que o risco se materialize no mundo físico;
- A análise de todo o ciclo de vida do projeto, avaliando os impactos desde a concepção e a alocação de capital (Capex) até a fase operacional (Opex) e o eventual descomissionamento.
- A garantia de conformidade legal, ética e regulatória, protegendo a integridade humana, o meio ambiente e a reputação da organização
Objetivos de aprendizagem
Ao final do curso, os participantes terão desenvolvido:
- Entendimento dos conceitos e aplicação prática da metodologia de Revisão de Segurança e Meio Ambiente de Projetos (RESMAP)
- Identificação de perigos e aspectos (RMPO) em processos industriais e seus cenários típicos: Vazamentos tóxicos; Emissões (Gases, Vapores, Poeiras, Ruídos, ...); Incêndios e Explosões; Condições Térmicas e de Criogenia; Partes Móveis e Movimentação de Cargas e Materiais; Riscos Elétricos
- Apresentação das metodologias de avaliação qualitativa e quantitativa de riscos (HAZOP, FMEA, HAZAN; HAZIN, LOPA)
- Treinamento na elaboração de matrizes de risco, hierarquia de controles, estratégia de minimização e planos de ação para a eliminação de gaps de segurança e de controle ambiental identificados na execução do RESMAP.
Veja o conteúdo programático e mais informações em https://eventosprotecao.com.br/curso-resmap-revisao-de-seguranca-e-meio-ambiente-de-projetos/
REALIZAÇÃO
Proteção Publicações e Eventos
PROMOÇÃO
Revista Proteção e Revista Emergência
PATROCÍNIO
VOLK DO BRASIL