Público da Revista Proteção: Profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho e interessados no tema.
O que esperar em 2026?
Início de ano é momento de recarregar energias, planejar e retomar atividades de forma um pouco menos caótica. E livrar-se do caos não é tarefa fácil em meio à enxurrada de informações e demandas aceleradas, principalmente, pelas tecnologias.
Na esfera da normatização, o ano de 2025 prometia bem mais do que entregou. Tínhamos a expectativa de atualização de importantes NRs como a 10 (Eletricidade); a NR 4 (SESMT) com a revisão das CNAEs e dos graus de risco; a 15 (Riscos Químicos); a 11 (Transporte e Movimentação). A menos que tenham sido publicadas na segunda quinzena de dezembro, que é quando esta edição já estava fechada, muita coisa ficou para trás. Legislação não resolve todos os problemas, mas é referência importante.
Porém, a mudança de comportamento desde as lideranças até os trabalhadores é o que realmente faz a diferença. E aí, o recorde histórico que tivemos ano passado nas inscrições para o Prêmio Proteção Brasil é um bom sinal para começar 2026. Dos quase 400 cases inscritos, 46 foram premiados durante o Congresso SST 2025. Os melhores momentos você confere a partir da página 58.
Para 2026 fica o desejo de que cada profissional consiga fazer o seu melhor pela saúde e segurança de nossos trabalhadores.
REPORTAGEM DE CAPA / CONSULTA OCUPACIONAL
A REALIDADE DAS CONSULTAS DE MEDICINA DO TRABALHO NO PAÍS, PROBLEMAS ENFRENTADOS E REFLEXOS PARA EMPRESAS E TRABALHADORES
A maioria das consultas médicas ocupacionais ainda está distante da sua função essencial de prevenir adoecimentos e melhorar as condições dos trabalhadores. Desafios impactam a qualidade deste atendimento como a ausência de uma escuta qualificada e a resistência das empresas e dos próprios trabalhadores em entender o seu real valor. Os médicos do Trabalho convivem também com forte pressão por produtividade, especialmente, nas clínicas terceirizadas, reduzindo o tempo de consulta e impossibilitando uma ação direcionada para a prevenção.
ENTREVISTA
VICTORIANO TERRAZAS FALA DA SST NO MÉXICO
O engenheiro, professor e consultor de Qualidade e Segurança do México, Victoriano Angüis Terrazas, participou do processo de implementação da lei mexicana que determinou, em 2019, a gestão dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho pelas empresas.
SST 2025
A 8ª edição do Congresso Brasileiro de SST trouxe atualização e troca de experiências em temas do dia a dia prevencionista.
PRÊMIO PROTEÇÃO BRASIL 2025
Cases vencedores em 16 categorias, cinco regiões e o grande prêmio nacional são revelados em noite de homenagens.
ARTIGOS
TREINAMENTO DE NR 10
Trabalho com eletricidade exige capacitação contínua e específica para cada novo ambiente.
PREVENÇÃO NA AGROINDÚSTRIA
Exposição do trabalhadhor em espaços confinados de armazéns de grãos pode ser letal.